Postado em 4 de dezembro de 2017

Higiene do sono: dicas práticas para dormir melhor



Segundo o Instituto do Sono cerca de 43% da população brasileira sofre com algum distúrbio do sono. O estresse com o trabalho ou outras preocupações da rotina tem feito diversas pessoas rolarem na cama, de um lado para o outro, sem conseguir dormir. Para tentar sanar esse problema não existe fórmula mágica, mas algumas recomendações que podem ajudar.  Vale avisar que se nenhuma dessas dicas ajudar, talvez, você sofra de algum problema de saúde mais sério como insônia ou apneia do sono

Você conhece a higienização do sono?

Inventado pelo pesquisador norte-americano, Peter Hauri, em 1977, a expressão “higiene do sono”, basicamente se trata de um conjunto de dicas que auxiliam na hora de ter uma noite de sono mais tranquila. São hábitos simples, mudanças de posturas que se incorporadas na rotina, ajudam a dormir melhor.

Tente estabelecer uma rotina de horário

Faz bem para o seu corpo, mente e para o seu sono se você conseguir manter uma rotina de horários para dormir. O ideal é entre 6 ou 8 horas, variando de pessoa para pessoa. De qualquer forma, o importante é dormir uma quantidade que o corpo fique energizado e revigorado novamente.

Pratique exercícios físicos 2 ou 3 horas antes de se deitar

Além de ser necessário na hora de evitar o sedentarismo, perder peso e ter mais qualidade de vida, o exercício físico também é um método de relaxamento e alívio de tensões. Porém, deve ser 2 ou 3 horas antes de se deitar, pois libera endorfina que deixa o metabolismo acelerado. Será preciso deixar o corpo se acalmar e ir diminuindo o ritmo naturalmente.

Tenha um quarto escuro com temperatura agradável

Claridade, ruídos, muito frio ou muito calor são itens importantes e que devem ser levados em consideração. A disposição de todos esses elementos de forma não harmônica, interferem, diretamente na qualidade do sono.

Evite bebidas estimulantes antes de dormir

É certo que algumas bebidas deixam o metabolismo agitado e devem ser evitadas. Refrigerante, café, sucos com muito conservantes e, principalmente, bebidas alcoólicas.

Não vá para a cama com fome

Esse papo de tomar só água para enganar a fome nem sempre dá certo. O leite pode ser uma boa opção de bebida antes de dormir.

Esqueça os produtos eletrônicos

Celulares, smartphones ou notebooks. Deixe todos esses aparelhos longe da cama. Ficar no escuro mexendo neles antes de dormir? Nem pensar. Não dá para relaxar com esses equipamentos por perto. Um dos principais motivos disso acontecer é um fator fisiológico. A luz desses aparelhos inibe a produção de melatonina pelo nosso corpo, um hormônio que nos ajuda a regular o sono.

A importância de dormir bem

Para o fisioterapeuta e gerente comercial, Oberdan Araujo, o sono é um dos momentos mais importantes do dia. “Funciona como um alimento sendo capaz de repor as energias, revigorar o corpo e a mente”. Além disso, Oberdan faz questão de destacar os principais benefícios de uma noite bem dormida. “Evita o envelhecimento precoce, memoriza momentos e informações importantes ao longo do dia, melhora a imunidade do nosso corpo, reduz fadiga, ansiedade e estresse, entre outros”, finaliza.

2018 SANTA CATARINA - Desenvolvimento Agência Desenvolvido por Agência Insane ®